Autora: Ernesto Rosa
Editora: Atica
Ano: 2009
Páginas: 64
Gênero: Paradidático- Infanto-Juvenil

Resenha por: Leila
Nota★★★★ + 

Depois de escapar de ladões assassinos e enfrentar o deserto, três jovens árabes, Kmal, Najila e Ahmed, descobrem um complô para matar emir, por quem sentiam gratidão eterna - sem ele, os três irmãos teriam virado comida de abutre. Por obra de Alá, um fato inesperado vem ajuda-los: a disputa entre dois príncipes pela mão da princesa. O simpático matemático do emir bola quebra-cabeças para tirar o vilão da jogada. Ganha aquele que for mais forte e inteligente.

Descobri este livro quando pesquisava maneiras diferentes de estimular o estudo de Equações , na sala de aula.
Ele é excelente, inclui problemas e desafios, através de uma aventura vivida pelos personagens Kamal, Najla e Admed, no deserto, no século IX.
Sua linguagem é simples e atraente e contem vários desenhos e ilustrações coloridas, que auxiliam o entendimento do mesmo. Aborda resumos de conceitos, dicas e curiosidades matemáticas e no final há um mini almanaque e um encarte com atividades e desafios.
Durante suas aventuras no deserto, Kamal, Najla e Admed escapam de ladrões e conhecem Omar ibn-Sinan, uma matemático de grande reputação, que fazia parte da caravana do emir Mustafa al-Malik. Omar os desafiou a resolver “quebra-cabeças” e problemas. É aí que encontramos questões as quais podem ser resolvidas através do raciocínio lógico, da regra de três, da percepção visual, dos sistemas de equações, das equações do 2º grau, inclusive, ele explica como “surgiu” a sua fórmula.
Na parte final do livro a mão da princesa é disputada por dois príncipes, sendo que um deles era mal intencionado. O matemático do emir sugere alguns desafios matemáticos para eliminar o vilão da disputa. E então Kamal, Najla e Admed, têm a chance de retribuir a ajuda que o emir lhes deu, pois poderiam ajudar nesta competição para que sua filha fizesse um bom casamento.
Leiam o livro e descubram o final desta história, que surpreenderá vocês!


Deixe um comentário

Poste seu comentário!