Autora: Andréia Pires
Editora: LivroPronto
Ano: 2011
Páginas: 79
Gênero: -

Resenha por: Leila
Nota★★★★ + 

Eu acreditava na sola gasta dos meus sapatos. Podia jurar que nelas moravam um pedaço de coragem e um tanto de memória. Eras passando e passando, tenho me dado conta de que a base inferior dos calçados, a que toca o chão, a que faz corpo a corpo com as estradas, não são nada além de matérias plásticas, ou emborrachadas, ou lascas de madeira, enfim, exímias fingidoras. Solas de sapatos simulam, fazem de conta que vivem, que sentem, que querem o contato. De fato fazem contato, mas nada ficar retido nessa superfície avessa. Nada. As solas entram e saem de umidades e claridades e asfaltos e gramas verdes sem considerar as marcas.


De Solas e Asas é um livro de Andréia Pires, uma jovem autora riograndina.  Contem dezoito pequenas histórias, todas muito gostosas de ler.
Destacarei uma, que considerei a mais especial, e inclusive, usei como leitura deleite: “Sulfite e Cartolina”.
Ela escreve sobre uma princesa, numa torre de um castelo, suas expectativas, desejos, medos, conflitos e dúvidas. Tudo é descrito como numa brincadeira- com lego, tampinhas de garrafa, plástico-bolha, papel sulfite, lantejoulas,... Fez com que recordasse minha infância e adolescência. Sua leitura também proporciona reflexões sobre o mundo, suas convenções, seus preconceitos e como reagimos a tudo isto. Todas as princesas ficam esperando pelo príncipe encantado, assim como muitas mulheres também esperam homens idealizados.
E, seja nos contos de fada, seja na nossa vida, sempre esperamos pelo final feliz. O final desta história é bem legal e feliz! Mas, não é tão previsível. Quem quiser saber, vai ter que lê-la. Não vou estragar tudo contando!

As histórias foram retiradas do seu blog Solstícios. Atualmente Andréia Pires está utilizando outro blog, que tem o nome do seu livro. Ela trabalha como jornalista (no Diário Popular, semanalmente, e na revista Samizdat, mensamente), é mestre em História da Literatura (FURG), doutoranda em Escrita Criativa (PUCRS) e integra o Coletivo Fita Amarela e o projeto Invitro: Laboratório de Escrita Criativa.




Deixe um comentário

Poste seu comentário!