Autores: Agnese Baruzzi e Sandro Natalini
Editora: Brinque-Book
Ano: 2011
Páginas:16
Gênero: Literatura Infantil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★★ + ♥  

Então você pensa que conhece a história da Chapeuzinho Vermelho? Às vezes, as coisas não são como parecem ser. Descubra o que realmente aconteceu ANTES da famosa história começar!


Já fizemos uma postagem aqui neste Blog sobre a importância da leitura na infância, então resolvemos compartilhar um pouco da Literatura Infantil. Este livro é maravilhoso! Até os adultos se encantam quando o leem.
Suas páginas são diferenciadas de muitos outros livros, pois, por exemplo, têm envelopes que precisam ser abertos para lermos uma cartinha, um convite, tem uma janela e uma porta, que ao abrirmos vemos quem está lá e o que quer, tem livro de receitas, jornal, figuras que se movimentam ao virarmos uma página ou interagirmos, quando solicitados a puxar ou girar uma parte do livro. Enfim, ele contém vários gêneros textuais, com vários atrativos.
Todos conhecem a famosa história da Chapeuzinho Vermelho. Este livro conta “o que aconteceu” antes da história que todos sabem.
É muito interessante lermos histórias como estas, após as crianças já saberem das clássicas, pois estimula a criatividade, a observação e faz com que comecemos a aprender que podem existir outras versões, que procuremos perceber o “outro lado” de uma história, a “outra face da moeda”...
Faz-nos pensar se as histórias que conhecemos são realmente verdadeiras ou se não nos inteiramos de todos os fatos envolvidos...
Neste livro, o Lobo procura a Chapeuzinho, que é um exemplo de bom comportamento para ele, buscando uma reeducação. O Lobo estava cansado de ser mal e ele realmente consegue mudar e, por este motivo, acaba virando o centro das atenções, torna-se uma celebridade, fica muito famoso e a nossa querida Chapeuzinho acaba muito esquecida por todos. Ela começa a ficar com um ciúme enorme e arquiteta um plano para reverter a situação e, por ter ensinado tudo ao Lobo, conhece-o muito bem e sabe dos seus pontos fracos...
Seus filhos, sobrinhos, primos, ..., vão adorar!













9 Comentários

  1. eu achei esse livro mega fofo e deu peninha do lobo...
    até torci para que a chapeuzinho se desse mal... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei o livro e fiquei com pena do Lobo!

      Excluir
  2. Eu achei que passa valores errados como 'vingança' e que é errado comer carne... Acho que existe uma mensagem de veganismo subliminar... Cautela! O lobo é o lobo, é de sua natureza ir atrás do seu alimento, carne. O erro da Chapeuzinho Vermelho foi desobedecer a mãe e ir pela floresta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, KK Freitas! Realmente, o livro aborda a vingança, assunto que precisamos conversar com as crianças. Também podemos falar sobre alimentação e veganismo, por que não? Assim como podemos falar que, muitas vezes, tomamos decisões erradas, que podemos nos corrigir. Penso que o livro alerta sobre ter cuidado ao fazer julgamentos e que precisamos investigar e ouvir outras versões, para depois podermos nos posicionar. Essas são algumas reflexões... Um abraço, com carinho, Leila

      Excluir
    2. Gostei da sua observação. Eu também concordo. Até pode falar para a criança sobre a natureza do animal de comer carne e que não devemos mudar a natureza de alguém e respeitar isso. Ainda falar que a Chapeuzinho só falou para o lobo não comer carne, porque tinha interesse próprio, ou seja, de não ser comida. Mostrar a manipulação para que ele não comesse carne , fingindo que é para o bem dele. É o que temos visto muito hoje em dia, pessoas manipulando outras e dizendo que é para o bem delas.

      Excluir
  3. Olá Pessoal!
    Tive a oportunidade de ler este livro quando meu filhote estava no 4º ano (se não me engano), foi um dos livros utilizados pela escola para leitura. Achei muito interessante, pq embora eu não concorde com a parte da vingança da Chapeuzinho, ele nos mostra que na verdade nem todos são tão bonzinhos quanto parecem, e nem todos são tão ruins como sempre acreditamos na história conhecida por todos da Chapeuzinho, conhecer este outro lado dos dois personagens nos mostra a realidade e que devemos ficar atentos e nunca fazer pré-julgamentos sobre alguém sem realmente conhecê-los.
    Bjs
    cafeeartecomcultura.blogspot.com.br
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Os educadores trabalham dessa maneira: por um lado, dizendo que não devemos ser vingativos, e, de outro, que não devemos realizar pré-julgamentos!

      Excluir
  4. Anônimo6/10/17

    Boa tarde. Não entendi o motivo da péssima escrita utilizada pelo lobo.
    Achei que ao final aprenderia a escrever e...
    Li com meu filho em fase de alfabetização, razão pela qual achei um despropósito sua utilização nesse momento, já que não enxerguei o objetivo da carta com erros e não vi o aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo a carta, mesmo com erros, entendemos seu conteúdo e percebemos que não precisamos ter medo de errar ao escrever e que "é errando que se aprende". Mesmo depois de adultos, muitas vezes precisamos recorrer ao dicionário para verificar qual é a escrita de uma palavra ou, atualmente, ao computador. Percebemos que o "erro" não precisa ser visto como algo tão negativo, mas como parte do aprendizado.

      Excluir

Poste seu comentário!