Autora: Esther Grossi
Editora: Independente
Ano: 2013
Páginas: 263
Gênero: Educacional

Resenha por: Leila
Nota: ★★★★ + 

Introdução à Topologia do Plano é uma gostosura de leitura. Certamente, vai divertir e ensinar ao mesmo tempo, Vai ensinar idéias muito interessantes sobre o espaço, a partir de uma ótica nova, ou seja, a das propriedades mais geais das proporções do plano. É por elas que as crianças fazem duas primeiras tentativas de compreender e de dominar o ambiente que as cerca. A topologia aplicada ao estudo do espaço é uma inovação teórica, mas com efeitos muito úteis sobre a prática. É um bom enriquecimento ao universo cultural e científico das gerações deste terceiro milênio.



Este livro de Esther Pillar Grossi é simplesmente genial!
Sua leitura é completamente diferente das tradicionais, pois considera aprendizagens anteriores.
Ele parte de atividades ou noções bem básicas da Topologia do Plano e ao final sempre há uma questão com duas opções: se você acerta, o livro lhe direciona a uma página que traz outros conceitos ou atividades, mas se você erra, ele lhe direciona a outra página que lhe faz repensar suas hipóteses e depois, novamente, vem outra questão com duas opções, até que você perceba que sua hipótese inicial não era boa e construa novos conhecimentos.
Praticamente todas as atividades ou noções vêm com ilustrações para auxiliar a compreensão e sua linguagem é bem acessível. Não é necessário ser professor ou professora de Matemática para compreender as questões trabalhadas no livro.
Nele encontraremos reflexões sobre o espaço, o plano, sólidos, faces da superfície que delimitam um sólido, linhas, como parte do plano, fronteiras abertas e fechadas, fronteiras simples e não simples, conexas ou desconexas, regiões, número de regiões, além de trazer sugestões de atividades didáticas.
No seu apêndice tem uma pequena explanação sobre Estrutura Topológica, Fechado, Interior e Fronteira de um Conjunto, num Espaço Topológico.
Um livro agradável e acessível que você vai adorar!




Deixe um comentário

Poste seu comentário!