Um Ninho no Estranho   Autora: Andréia Pires
Editora: Da Autora
Ano: 2013
Páginas:23
Gênero: Infanto-juvenil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★★ + ♥  

Coisas incríveis brotam onde menos se espera. A gente não dá bola, quase não presta atenção e nasce um voo, voa uma ideia, ideia ovo choco, amigo-ninho. Um ninho no estranho é sobre amizade e pássaros, sobre amigos e seus cabelos que não param de crescer. É a história de dois meninos que se encontram e compartilham experiências significativas: escola, futebol, imaginação, futuro e estranhezas que somente a infância é capaz de proporcionar. O segundo livro da escritora rio-grandina Andréia Pires, primeiro no gênero infantojuvenil, é um projeto editorial independente lançado pela produtora artística Mundo Moinho Casa das Artes, a partir do núcleo Invitro- Laboratório de Escrita Criativa, que conta com o talento de Alisson Affonso nas ilustrações e de Everton Cosme no projeto gráfico.

Penso que todos nós, em algum momento da vida, nos sentimos estranhos, como um extraterrestre, seja por causa de nossas ideias, estilo de vida, crenças e talvez até sejamos alvo de algum tipo de preconceito...
As pessoas tem dificuldade de entender ou aceitar outras opiniões, outras orientações sexuais, outras religiões, enfim, a respeitar as diferenças inerentes aos seres humanos. Reconheço que é muito difícil, na nossa convivência diária com os outros, não fazermos comparações, julgamentos e. por vezes, condenações, baseados única e exclusivamente, na nossa parca ideia e concepção de certo e errado. Seguidamente, não escutamos a opinião, os conceitos, os valores dos outros. É comum, pensarmos que nós somos os "donos da razão" e, muitas vezes, as "vítimas", os "incompreendidos", sempre considerando o nosso ponto de vista.
Este livro trata disto. E de amizades! Como é importante ter alguém que nos entenda e apoie!
Confesso que me identifiquei com o amigo do Zig. Muitas vezes minha cabeça fica cheia de "caraminholas" e me sinto uma estranha... Ainda bem que tenho alguns poucos amigos e amigas com quem posso compartilhar meus "ovos".
"Um ninho no estranho" é um livro para ser contado, dramatizado e refletido com nossas crianças, trabalhando o respeito, o acolhimento, a amizade.
Um verdadeiro presente que Andréia Pires nos proporcionou!

                                  


2 Comentários

  1. Parabéns, Andréia Pires! Adorei a história! Eu quero....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaaaaal! Olha a minha cara com esse comentário acima, gurias: :)
      Adorei.

      Excluir

Poste seu comentário!