Autora: Cíntia Moscovich
Editora: Record
Ano: 2012
Páginas: 140
Gênero: Literatura Nacional/ Contos e Crônicas

Resenha por: Leila
Nota: ★★★★ + ♥  

Essa coisa brilhante que é a chuva é um retrato da vida, dos dias, do estar vivo todos dias. Aqui, com muita originalidade e impressionante sensibilidade, Cíntia Moscovich aborda de maneira admirável temas corriqueiros e inevitáveis: o ciúme do filho pela mãe, a chegada de um cachorro em casa, os cabelos grisalhos surgindo antes da hora... Uma reunião de contos tão coesos que mais parecem uma só narrativa, tornando a leitura uma experiência única - e rara.

Cíntia Moscovich é uma escritora de Porto Alegre que, após conquistar o 11º prêmio Portugal Telecom de Literatura no início de dezembro de 2013, venceu o prêmio Clarice Lispector, instituído pela Fundação Biblioteca Nacional. Seu livro "Essa coisa brilhante que é a chuva" reúne contos considerados "claricianos" pela crítica.
"Essa coisa brilhante que é a chuva" tem nove contos que abordam temas do nosso cotidiano. Não pensem que, por ser uma escritora de renome, escreve difícil. Sua linguagem é simples e clara e, por momentos, podemos imaginar que está contando alguma situação que vivemos, por abordar situações comuns a tanta gente, como o fato de acharmos que está ou já passou da hora de sairmos de casa e o dilema de abandonar toda segurança que nos encontramos, pois "os gatos adoram peixes, mas odeiam molhar as patas", o ciúme de um filho pela mãe, a chegada de um cachorro e toda mudança na rotina que isto acarreta, as expectativas dos pais em relação aos filhos e o medo quando percebem que seus gostos são diferentes do que a sociedade costuma achar como normal, a situação de um pai que mesmo morando com o filho, sente-se só e pouco muda quando, enfim, fica sozinho, os cabelos grisalhos surgindo antes da hora, a dor da morte, da separação, a herança, tanto material quanto os valores passados pelos pais, uma reforma que dura anos...
Como os contos abordam situações tão atuais e comuns no nosso dia a dia, acabamos por associá-los com fatos de nossa própria vida, levando-nos a várias reflexões e, por este motivo, gostei muito deste livro.


Deixe um comentário

Poste seu comentário!