Autor: Martins Rodrigues Teixeira
Editora: FTD
Ano: 2010
Páginas: 32
Gênero: Infanto-Juvenil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★ +  

As aulas de Matemática vão ganhar encanto e magia com os livros desta série. Neste volume, que integra Matemática, Literatura e Folclore, Neco, Teco e dois amiguinhos passam um fim de semana num sítio e, em meio a deliciosas guloseimas e divertidas traquinagens, descobrem personagens do folclore brasileiro e desafiam o leitor a resolver situações-problema que envolvem o cálculo de perímetros e áreas.

"A proposta da série Matemática em mil e uma histórias está fundamentada no entendimento de que a leitura não é apenas uma decodificação de símbolos, mas um processo mais amplo de compreensão da realidade. A leitura vai além do texto e começa até mesmo antes do contato com ele. A dinâmica do trabalho com quadrinhos proporciona um diálogo entre a criança e os personagens, possibilitando o prazer das descobertas e o reconhecimento de experiências próprias na história. Cada volume da série integra temas matemáticos com temas de outras disciplinas, desencadeando um trabalho interdisciplinar."

Teco e Neco convidam Maísa e Cauê para visitar o sítio da vó Zilá. No sítio, em meio a muitas brincadeiras, eles demonstram interesse e curiosidade em ajudar a vó Zilá com o "caso dos azulejos da cozinha", que haviam caído misteriosamente da parede numa determinada noite. Para isto, acabam calculando a área da região que ficou sem azulejos e a vó Zilá conta como eles são comprados, trabalhando a noção de metro quadrado. 
Ao visitar a horta, as crianças resolvem calcular a quantidade de metros quadrados da plantação de alfaces da vó Zilá e decidem preparar outros canteiros para o plantio, calculando o espaço que cada um ocupará.
Tudo isto ocorre ao mesmo tempo que dona Zilá oferece vários lanches e refeições, além de reunir as crianças para contar histórias, explicando o que é o Folclore, algumas de suas lendas, personagens, festas.
É um livro delicioso, apresentado em formato de quadrinhos (com uma linguagem simples e ilustrações enriquecedoras), uma excelente leitura para os estudantes. É indicado a partir do 4º ano.
No meio da história, são apresentadas algumas atividades para que os alunos reflitam sobre a leitura e resolvam alguns problemas.
Para finalizar, deixo com vocês a questão do "caso do azulejos". Será o Saci?


Deixe um comentário

Poste seu comentário!