Autor: Martins Rodrigues Teixeira
Editora: FTD
Ano: 2010
Páginas: 32
Gênero: Infanto-Juvenil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★ +  

As aulas de Matemática vão ganhar encanto e magia com os livros desta série. Neste volume, que integra Matemática, Literatura e Reciclagem de Lixo, dois personagens, Neco e Teco, convidam o leitor a fazer uma caça a um valioso tesouro - com direito a navio-pirata, vilões e heróis -, desafiando-o a resolver situações-problema que envolvem o cálculo de porcentagens.

"A proposta da série Matemática em mil e uma histórias está fundamentada no entendimento de que a leitura não é apenas uma decodificação de símbolos, mas um processo mais amplo de compreensão da realidade. A leitura vai além do texto e começa até mesmo antes do contato com ele. A dinâmica do trabalho com quadrinhos proporciona um diálogo entre a criança e os personagens, possibilitando o prazer das descobertas e o reconhecimento de experiências próprias na história. Cada volume da série integra temas matemáticos com temas de outras disciplinas, desencadeando um trabalho interdisciplinar."

Teco e Neco são convidados por Luna e Xande para brincar de caça ao tesouro, mas eis que surge o terrível capitão Pancho e quando escuta a palavra "tesouro", leva os quatro e os prende no porão do seu navio. Os prisioneiros decidem então fazer um mapa do tesouro, com algumas charadas, para ganharem tempo e tentarem escapar. É aí que aparecem as porcentagens e os cálculos. Também encontramos várias informações sobre lixo e reciclagem.
É um livro delicioso, apresentado em formato de quadrinhos (com uma linguagem simples e ilustrações enriquecedoras), uma excelente leitura para os estudantes. É indicado a partir do 5º ano.
No meio da história, são apresentadas algumas atividades para que os alunos reflitam sobre a leitura e resolvam alguns problemas.
Será que Teco, Neco, Luna e Xande vão conseguir escapar do capitão Pancho?


Deixe um comentário

Poste seu comentário!