Autor: Martins Rodrigues Teixeira
Editora: FTD
Ano: 2010
Páginas: 32
Gênero: Infanto-Juvenil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★ +  

As aulas de Matemática vão ganhar encanto e magia com os livros desta série. Neste volume, que integra Matemática, Literatura e História e Geografia, Neco e Teco e duas crianças, em férias numa praia gaúcha, encontram uma garrafa com um gênio que, ao ser questionado sobre a origem do dinheiro, leva as crianças para uma viagem pelo tempo, desafiando o leitor a resolver situações-problema que envolvem o sistema monetário.

"A proposta da série Matemática em mil e uma histórias está fundamentada no entendimento de que a leitura não é apenas uma decodificação de símbolos, mas um processo mais amplo de compreensão da realidade. A leitura vai além do texto e começa até mesmo antes do contato com ele. A dinâmica do trabalho com quadrinhos proporciona um diálogo entre a criança e os personagens, possibilitando o prazer das descobertas e o reconhecimento de experiências próprias na história. Cada volume da série integra temas matemáticos com temas de outras disciplinas, desencadeando um trabalho interdisciplinar."

Teco  e Neco estão se preparando para as férias e acabam escolhendo a praia do Cassino! Ao fazerem um turismo ecológico, encontram uma garrafa, com um gênio. Então lhe pedem "gaita", "tutu", muitos pacotes de "bufunfa", ou seja, muita "grana". É aí que começa a história do surgimento do dinheiro. O gênio faz uma verdadeira volta ao passado com as crianças, compartilhando uma belíssima aula de História e Geografia, além da Matemática, com o Sistema Monetário!
É um livro delicioso, apresentado em formato de quadrinhos (com uma linguagem simples e ilustrações enriquecedoras), uma excelente leitura para os estudantes. É indicado a partir do 3º ano.
No meio da história, são apresentadas algumas atividades para que os alunos reflitam sobre a leitura e resolvam alguns problemas.
Será que Teco e Neco ficaram ricos? Não deixe de ler para descobrir!!!


Deixe um comentário

Poste seu comentário!